Personal Online Trainer

ARTIGO: Função do fisiologista do esporte.

Aparelho para mensurar a espessura de dobras cutâneas.

?????Todos que se interessam por esporte, em algum momento já ouviram comentários dos testes fisiológicos e bioquímicos realizados por um fisiologista esportivo. Mas mesmo assim ninguém tem a clareza da função de um fisiologista esportivo. Por isso, colocarei aqui uma explanação de fácil entendimento desta profissão que vem crescendo e trazendo bons resultados para os clubes que integram um profissional nas suas comissões técnicas competitivas, e até mesmo nas categorias de formação de jovens atletas.

O profissional fisiologista geralmente tem a formação na área da saúde, ou seja, médicos, educadores físicos e fisioterapeutas. O perfil de um bom profissional deve constar muita organização no seu dia a dia, ser metódico nas aplicações dos testes e avaliações, tem que exercer um senso crítico dos dados coletados, geralmente gosta de ser pesquisador, adora uma planilha de dados, tem que saber trabalhar em equipe multidisciplinar e estar sempre se atualizando com novas tecnologias e protocolos de testes atualizados.

Aparelho para análise bioquímico por gota de sangue.

No seu dia a dia de trabalho ele é responsável por acompanhar os treinos e jogos da equipe que atua, tem a função de planejar, executar e analisar todas as variáveis fisiológicas coletadas nos testes físicos e bioquímicos em treinos e jogos. Com os dados em mãos, ele sintetiza e reporta a todos os membros da comissão técnica informando os dados (SANTOS SILVA, P.R.2000). Outra parte da função dele é ajudar a planejar as cargas de intensidade e volume dos treinos junto com o preparador físico, além de propor a melhor estratégia de recuperação após as partidas realizadas pelos atletas.

As vantagens para uma equipe esportiva possuir um fisiologista em sua comissão técnica são inúmeras, pois com a contribuição do seu trabalho pode se aumentar a porcentagem de acertos nas cargas, intensidade e volume da preparação física dos atletas, diminuir os riscos de lesões por excesso de treinamento ou falta do mesmo, melhorar as variáveis fisiológicas dos atletas individualmente exigidas pela modalidade esportiva profissional ou amadora no caso das categorias de base dos clubes e a fornecer maior conscientização dos atletas quanto aos cuidados com a saúde física ao longo de sua vida esportiva.

Aparelho de Dinamometria e Cinesioterapia Computadorizado.

Por esta prestação de serviço, grandes clubes consideram indispensável um fisiologista em seu quadro de membro da comissões técnicas esportivas, formando assim uma equipe multidisciplinar para atender as necessidades do esporte competitivo de alto rendimento.

Em ampla análise do mercado de trabalho, este profissional esta recebendo grande importância e valor no mercado, pois já se ouve dizer que existem profissionais atuando não somente em clubes de modalidades esportivas tradicionais como futebol, vôlei e natação, mas também em academias e em grupos de corridas.

 

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

Santos Silva, P.R. O papel do fisiologista no futebol – Para quê & e por quê?. Rev Bras Med Esporte. Vol. 6, nº4 – Jul / Ago.2000.

Leia também outros artigos:

ARTIGO: Hidratação no Futebol (Por Helder L. Souza)

ARTIGO: P?erfil profissional do personal trainer (Por Marcela de Melo Fernandes)

QUERO DIVULGAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>