Como fica meus treinos com o Corona Vírus (COVID-19)

Em meio a Epidemia do Novo Corona Vírus (COVID-19), muita gente veio me perguntar o que fazer com relação aos treinamentos físicos, já que a ordem é permanecer em reclusão social para não se contagiar com o vírus. Veja as dicas e os perigos:

Evite treinar onde há aglomeração de pessoas. De preferencia em sua residência.

A orientação que considero coerente, prudente e com fundamentos científicos é continuar realizando atividade física em sua residência com intensidade leve a moderada. Pois atividade física intensa e extenuante, pode favorecer a imunossupressão e expor a sua saúde. A imunossupressão nada mais é que, a queda de suas defesas imunológicas pós a pratica de exercícios físicos intensos (extenuantes), tornando o seu organismo vulnerável por um período maior, onde as defesas imunológicas podem ficar baixas por até 72 horas dependendo da intensidade realizada na sessão do treino.

Estudos tem mostrado que pessoas que realizam exercícios com baixa intensidade ou moderados tendem a trazer benefícios ao seu sistema imunológico, tornando o sistema mais ativo para responder no caso de contato de vírus, em comparação com quem não realiza treinamento físico.

Por isso, continuar treinando em casa é a melhor atitude neste momento, pois expor-se em ambientes com muitas pessoas, em parques ou academias podem favorecer o contagio do Novo Corona Vírus, já que os equipamentos e os ambientes podem estar contaminados, ou por intermédio de uma simples conversar com uma pessoa contaminada a menos de 2 metros de distância. Muitas vezes as pessoas podem estar contaminadas e não apresentarem os sintomas imediatamente, pois existe um período de ativação do vírus nas pessoas que varia de pessoa para pessoa.

Evite realizar exercícios extenuantes prolongados, mantenha os cuidados com a alimentação e higiene pessoal, e lavando as mãos com água e sabão ou utilizando álcool em gel constantemente ao manusear objetos.

Juntos venceremos esta epidemia! Pensamento positivo e continue à praticar atividade física para uma saúde plena! Pense nisso!

Prof. Especialista: Denis Hiroo Kawauchi

Referências Bibliográficas:

-Alack K., Pilat C., Krüger K. Currente Knowledge and New Challenges In Exercise Immunology. DtschZ Sportmed. 2019; 70:250-260. DOI: 10.5960/dzsm.2019.391.

-Gleeson M., Williams C. Intense Exercise Training and Immune Function. Nestlé Nutrition Institute WorkshopSeries. 2013, 39-50. DOI:10.1159/000350254.

-Site acessado em 24/03/2020: https://www.viajandopelafisiologia.com.br/

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado